Aquecimento: um Processo na Prática de Linguagens Visuais em Ateliê*
O processo de aquecimento/sensibilização busca despertar, conscientizar e mobilizar os três níveis do ser humano: físico, anímico e espiritual, a fim de possibilitar um estado maior de unidade consigo mesmo e de totalidade com o meio ambiente e com a natureza. Por meio do movimento a pessoa manifestará melhor a sua força vital e configurará aspectos do seu próprio ser (íntimo, original e criador) em suas produções artísticas.
O aquecimento ocorre por meio de uma série de movimentos performáticos, teatrais, poéticos, sonoros, sensoriais e artísticos selecionados, a fim de desenvolver uma atmosfera de humor perceptível e aumentar as respostas sensoriais.
O aquecimento prepara o corpo e a psique para o processo de criação.
Quais são os benefícios do aquecimento?
Facilita a manifestação da força vital do ser na prática artística.
Desperta os sentidos, como a visão, audição, olfato, paladar, tato, cinestesia (o sentido do movimento), propriocepção (percepção corporal), e os processos cognitivos (intuição e intelecto).
Favorece a emersão de endoconceitos (organização primitiva de experiências, percepções reprimidas e inconscientes) que formam uma rede interna de conhecimento, criando um repertório de ideias emergentes para o desenvolvimento de criações originais (no sentido de ter origem no ser criador).
Possibilita a visualização de imagens eidéticas (fenômenos que tomam uma posição intermediária entre as sensações e as imagens).
Viabiliza a comunicação e comunhão do ser humano com os elementos da natureza de forma igualitária e não hierárquica.
Promove uma concepção holística do ser humano no lugar de uma concepção esquizofrênica e cortada. Assim, a espiritualidade (no sentido de práticas que gerem a abertura para padrões maiores da vida e para as mais profundas raízes da existência humana) forma uma unicidade orgânica com a matéria, onde o espírito informa a matéria. A razão é completada pelo sensível.
Incentiva atitudes, hábitos, estados e condições para o desenvolvimento da criatividade e capacidade de inovação.
Propicia o sentimento de plenitude em si mesmo e autorrealização.
Em relação aos seres e à proposta, acende, foca, direciona, seleciona e mantem uma intensidade do fogo interior criativo, possibilitando uma melhor qualidade estética da experiência, principalmente ao permitir que haja coerência entre objetivos e métodos de uma intensificada presença da consciência em ação, no ritmo e cadência da própria experiência em si, proporcionando que seu término não seja simples cessação, mas consumação.
Fortalece o interior, eleva a consciência, facilita a experiência de totalidade, confere poder, criatividade e autoridade interiores.
Ajuda a renovar-se num fluxo contínuo de luz que nunca se apaga.
Ministro oficinas de aquecimento para grupos de mulheres, professores, artistas, artesãos e arte/educadores.
*Tese de doutorado. ECA/USP, FBA, UP.
Link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22092016-140824/es.php
"Tudo que é vivo revela-se ao homem através do movimento. Tudo que é vivo revela-se em formas. As formas são recipientes de movimento e os movimentos são a essência da forma." Johanes Itten